Galinha Turken - o pescoço pelado da Transilvania, ótima ave para sítios e quintais.
Ficha resumida sobre o Turken: Ave de pescoço pelado com aparência exótica, precoce, rústica, imune à diversas doenças, tem boa convivência com outras aves, é de fácil manejo no quintal e também em confinamento, adequada para postura e abate... Mas já disseram que é um híbrido entre Peru e galinha, será mesmo?
A origem do seu nome vem do inglês, onde Turkey quer dizer Peru e Chicken galinha (Turkey + Chicken = Turken). Nos primórdios de sua descoberta, acreditava-se ser um híbrido destas duas espécies, porém a aparência de peru apresentada por estas galinhas é dada por um gene dominante que confere as aves o pescoço pelado, apesar do visual não se trata de uma ave híbrida de peru com galinha, até porque estas espécies são incapazes de cruzar entre si.
Ela é realmente só uma galinha, o gene de pescoço pelado foi selecionado para tornar mais fácil sua depenagem após o abate, são aves que apesar de poucas penas se adaptam muito bem ao frio e também ao calor. Tem gente que acha esquisito este visual, mas eu curto bastante.
São aves extremamente dóceis, amigáveis, calmas, de fácil manejo, rústicas e vigorosas, com mil benefícios que justificam sua seleção como ave de escolha para criação. São perfeitas para criação em sítios ou quintais e também em regimes auto sustentáveis, aqueles com manejo solto em pastagem, ainda são raras nos quintais brasileiros e é uma raça pura (diferente do Label Rouge francês) muito popular na Europa, especialmente na França e Alemanha.
Diversos Fatos interessantes sobre os Turken:
➺ O Turken também é conhecido como Pescoço Pelado da Transilvânia, ou Galinha de Pescoço Pelado.
➺ É amplamente reconhecido que a Galinha de Pescoço Pelado teve origem na Transilvânia - uma província Romena, que no passado pertencia ao Império Austro-Húngaro. Portanto a raça é citada por ambas nacionalidades de origem: Romênia e Hungria.
➺ Desenhos antigos mostram que as primeiras Pescoços Pelados tinham coloração carijó (Cuckoo) e crista do tipo rosa.
➺ Existem várias raças de galinhas pescoço pelado, por exemplo - as francesas Label Rouge, as Bantans pescoço pelado, polacas, Madagasgar, etc...
➺ A maioria das aves Turken tem crista única, de tamanho médio e tipo rosa, o corpo desta é alongado e carnudo - tem cinco pontos bem definidos e altos.
➺ O lobo da orelha é alongado e as barbelas arredondadas, ambas são vermelha e o tamanho e comprimento são em sua maioria semelhantes ( tamanho médio). A cor da pele ele pode variar de branca, amarelada ou ligeiramente cinza. Os Turkens negros e azuis tem pernas negras. O pescoço sempre é rosado. Os pescoços das galinhas são ligeiramente mais claros que dos galos. E tornam-se de vermelho intenso quando expostos ao sol.
➺ Nos Estados Unidos, as colorações aceitas para o padrão da raça são: negra, branca, buff (amarelada) e vermelha. Já no Reino Unido também são aceitas as variações carijó e azul. A cor dos olhos é o vermelho. A raça é reconhecida pelos padrões da Sociedade Americana de Padrão de Perfeição desde 1965. Na Inglaterra, foi introduzida em 1920. ➺ O rabo tem penas um pouco espalhadas com porte médio alto.
➺ A raça é imune a maioria de doenças aviárias, o que a torna de fácil criação, pois permite os criadores conduzirem a criação de forma saudável e até sem medicamentos.
➺Tem significativamente menos penas ( cerca de 50% a menos que uma galinha padrão) ao longo de todo o corpo. Um gene dominante (Na) é o responsável pelo fator pescoço pelado, densidade e tamanho reduzido das demais penas do corpo. É excepcional sua adaptação ao calor, possui o tamanho do peito avantajado. Apesar do pescoço pelado e poucas penas pelo corpo, os Turkens toleram as baixas temperaturas muito bem. E resistem ao calor bem melhor que outras raças. Ou seja, demonstram boa resistência aos dois extremos de temperatura.
➺ Uma boa vantagem de serem mais peladas é a facilidade e velocidade de se depenar as galinhas após o abate. Com certeza não é necessário nenhum equipamento especial para o pequeno produtor depenar estas aves.
➺ Como são meio peladas, necessitam de menor ingestão proteica para formação e manutenção da plumagem. Assim as proteínas que vierem a consumir, serão economizadas para formação de menor quantidade de penas e melhor aproveitadas, seja para uma maior produção de ovos ou carne. Assim são capazes de produzir mais ovos (mais de 170 já no primeiro ano) que outras aves. Os ovos são em geral de tamanho grande ou médios. A coloração é o marrom claro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAwbZBjyQlbmPJ4hEFr1nLYA2HWVwEvs90peDW4pduePp5COL9B3nvtWY2odk2fH2htP7srF0Jf7vlIKrpytubSufxzmNYigc9vnPjQOjbnIIA2uLnZQWaSVejjlbEfjIzzBWZgZczyF6E/s400/IMG_20190310_081919400%257E3.jpg)
➺ É uma ave de dupla finalidade ( boa de postura e carne), apresenta crescimento precoce e ganha peso mais rápido quando comparada as galinhas com penas. A carne apresenta também menos gordura abdominal do que galinhas com penas.
O criador garante uma quantidade razoável de ovos com as galinhas, pode manter os frangos com finalidade de abate e este ainda é facilitado devido ao menor número de penas. Além disso a ave apresenta muita carcaça e peito.
A carne é saborosa e muito de sua genética e melhoramento neste sentido foram feitas na França para substituir a carne de faisão e os frangos chegam a 3kg ou mais.
➺ O padrão de peso de um galo reprodutor é 3,90 kg e a galinha matriz ao redor dos 3 kg.
➺ As galinhas alcançam a maturidade por volta dos 6 meses e são boas criadeiras. Ficam chocas naturalmente.
➺ Praticamente todos os pintinhos nascem com pescoço pelado.
➺ As aves podem ser criadas em regime de confinamento sem maiores problemas.
➺ São boas de pastagem, se dão muito bem quando criadas soltas e convivem bem com outras aves.
➺ As galinhas alcançam a maturidade por volta dos 6 meses e são boas criadeiras. Ficam chocas naturalmente.
➺ Praticamente todos os pintinhos nascem com pescoço pelado.
➺ As aves podem ser criadas em regime de confinamento sem maiores problemas.
➺ São boas de pastagem, se dão muito bem quando criadas soltas e convivem bem com outras aves.
Neste vídeo é mostrado o bom convívio da raça Turken com outras aves.
A avicultura moderna tem caminhado para abolir gaiolas na criação e procurar um modelo de criação sustentável, deixar aves ciscarem livremente, pastarem e consumirem uma alimentação mais natural e orgânica com muito verde.
Aves criadas sem medicamentos, devido a sua resistência, são diferenciadas pois podem ser vendidas com o selo de Ecologicamente corretas ou orgânicas, gerando um produto de maior valor agregando para mercados consumidores mais exigentes.
Os Turken são pescoços pelados que possuem todas estas necessidades e qualidades, o que faz dela uma ave perfeita para os aviários mais modernos e também para o pequeno produtor. Fontes e referências: Baseado em parte no texto original publicado em animalsake. (https://animalsake.com/information-about-turken-chicken-naked-neck) - Chicken Breeds and Varieties (A2880), John L. Skinner, University of Wisconsin-Madison
Christine Dell'Amore, National Geographic News PUBLISHED March 17, 2011. "Why Transylvanian Chickens Have Naked Necks." National Geographic. National Geographic Society, 17 Mar. 2011. Web. 01 July 2015.
Cameron. "Naked Necks - Chickens That Look Like Turkeys." Web log post. Breed Savers. Google, 3 May 2011. Web. 1 July 2015."Chickens." The Poultry Club of Great Britain. N.p., n.d. Web. 01 July 2015.
😃😃😃
ResponderExcluir