Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? A origem da galinha doméstica.
Este é um dos enigmas que conheci ainda criança, acho que na época em que minha mãe costumava trazer da feira uma meia dúzia de pintinhos para criarmos no quintal de casa, dai sempre aparecia um adulto, com a célebre pergunta: - “Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?” . Costumava achar que fosse a galinha, afinal como seria possível ter um ovo se não fosse a digníssima cocota botando? Pensava eu na minha infância.
O tempo passa, a gente cresce e se depara com a questão novamente, só que agora de uma maneira mais filosófica - a coisa fica um pouco mais profunda, com abordagens mais humanísticas e bem complexas. Aquelas coisas onde a explicação vai de um paradoxo entre a origem e a causa primária, descrito por Aristóteles quatro séculos antes de Cristo e onde a origem infinita gera um perpetuum sem fim, tentando explicar o surgimento da vida…
Deixando a filosofia de lado e partindo para uma visão mais biológica, que é onde eu realmente me sinto mais confortável, dá pra entender que as aves evoluíram a partir dos anfíbios, dos peixes e répteis (parentes mais próximos) já que estes evolutivamente são mais antigos e considerando que a vida do planeta teve início nas águas, pra só depois alcançar a terra firme.
Então, sabendo que os anfíbios, peixes e répteis já botavam ovos ( Opa! Olha ai os ovos surgindo antes das aves e da cocota é claro) porém eram ovos sem casca e que necessitavam da água para seu desenvolvimento e até de fecundação.
Os anfíbios foram evoluindo e há cerca de uns 300 milhões de anos atrás eis que surge na terra um primeiro ovo amniótico - com casca dura e que podia ficar em terra firme para seu desenvolvimento sem necessidade de água e já fecundado. Assim teve início o aparecimento dos répteis e depois as aves. Resumindo - o ovo apareceu primeiro nos peixes e anfíbios, então evoluiu para um “status” de ovo amniótico e capaz de levar a vida até a terra. Mas as aves iniciais eram ainda bem pré históricas, quando comparadas a nossa cocota domesticada.
Resolvido que o ovo veio primeiro, ao menos biologicamente falando (e olhem que recentemente até isto tem sido questionado) o surgimento da galinha é relativamente recente, coisa de no máximo uns 8.000 anos atrás.
![]() |
Réd Jungle Fowl - Galinha Vermelha do Mato - ancestral de todas as galinhas. fonte: Wikimedia. |
A domesticação começou com a Galinha Vermelha do Mato (Red Jungle Fowl em inglês) ou Gallus gallus que ainda hoje pode ser encontrada em florestas tropicais e subtropicais. No início o interesse do homem por estas aves era mais para fins ritualísticos e religiosos e também como entretenimento, ela era utilizada como animal de rinha, depois da domesticação e os cruzamentos é que seu uso para alimentação humana foi consolidado..
Estudos genéticos recentes apontam para múltiplas origens no sudeste, leste e sul da Ásia e registros antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 anos antes da era cristã, com fins de ornamentação e galos de combate. A galinha ao que tudo indica é originária do Sudoeste Asiático, daí o termo Galinha Índia (das Índias).
Quadro com 39 raças de galinha e uma Guiné (galinhas d’angola) , fonte Wikimedia. |
A disseminação das galinhas por todos os continentes, o isolamento geográfico e a seleção de características de interesse dos seus criadores; foram fatores que combinados favoreceram uma grande diversidade da espécie.
Tamanho, coloração das penas, tipo de crista, cor da pele, número de dedos, distribuição e volume de plumagem, cor dos ovos, local de origem e diferenças comportamentais. Estes são alguns dos fatores que permitem a distinção entre centenas (cerca de 300 raças) de diferentes tipos de galinhas. Sendo que das diversas espécies de aves domésticas ela é de longe a mais numerosa e mais importante.
Também podem ser divididas em linhas gerais em relação a sua utilização, como ave de postura, abate ou ornamental, sendo que muitas são de dupla utilidade. Recentemente tem gente que resolveu até mesmo adotar o Gallus gallus domésticus (galinha) como animal de estimação.
Em outros posts vou procurar falar sobre a origem da galinha caipira brasileira, do Índio Gigante e também da mais recente e incrível raça Polaco Gigante, afinal de contas estas são algumas das aves de nosso quintal.
Até breve.
Comentários
Postar um comentário